História da Cidade

No século XIX, à beira do riacho Tijuco Preto, os tropeiros que demandavam ao interior de São Paulo, faziam pousada na casa de uma família de lavradores ali instalada, cujo chefe chamava-se Pedro, passando o local a se chamar Pouso do Rio das Pedras, em razão das filhas do Pedro.Entre 1870 e 1871, a Estrada de Ferro Ituana (atual FEPASA), estendeu seus trilhos até Piracicaba, cortando a região de Rio das Pedras, sendo então construída a estação local que, também, tomou o nome de Rio das Pedras. Antônio Garcia Prates, um dos empreiteiros da estrada, Antônio Teles e outros, atraídos pela fertilidade do solo, adquiriram terras e construíram a capela do Senhor Bom Jesus. Estava iniciado, pois, o povoado que deu origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. À medida que o Município foi se desenvolvendo, baseado na cafeicultura e auxiliado pelo braço do imigrante italiano, foram-se criando diversos melhoramentos: iluminação elétrica, em 1913; posto telefônico, entre 1913 e 1916; e abastecimento de água canalizada, em 1916.

Em de abril de 1889, pela Lei Provincial nº 95, foi criado do Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente ao Município de Piracicaba. Em 10 de julho de 1894, foi elevado à categoria de vila, com a denominação de Rio das Pedras, pela Lei Estadual nº 291. Em 10 de julho de todo ano iniciam-se as festas oficiais de comemoração do aniversário do município. Foi elevada à categoria de cidade em 19 de dezembro de 1894.

Com o advento da plantação de cana-de-açúcar, transformando radicalmente as atividades agrícolas do Município, e a conseqüente industrialização do produto, além dos pequenos estabelecimentos industriais, produtores de aguardente e açúcar batido, já existente em 1952, ali se estabeleceram usinas maiores, produtoras de álcool e açúcar. Atualmente o município é conhecido por sediar várias empresas, como a metalúrgica Painco S/A, uma unidade da Arcor do Brasil e empresas do polo industrial da Hyundai Motor Brasil.

Igreja Matrix

PAROQUIA SENHOR BOM JESUS

Detalhes

Ver

Prefeitura

Detalhes

Detalhes

Ver

Capela

Detalhes

Detalhes

Ver

Guarda Municipal

Detalhes

Detalhes

Ver