O SAAE (SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO) INICIA NESTA SEXTA-FEIRA (13) A TROCA DE 2.571 HIDRÔMETROS QUE ESTÃO PARADOS OU COM DEFEITO. OS LOCAIS DE TROCA FORAM DEFINIDOS COM BASE EM ESTUDO QUE IDENTIFICOU A NECESSIDADE DE SUBSTITUIÇÃO DOS MED

- 13-12-2019
O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) inicia nesta sexta-feira (13) a troca de 2.571 hidrômetros que estão parados ou com defeito. Os locais de troca foram definidos com base em estudo que identificou a necessidade de substituição dos medidores, que ocorrerão por todos os bairros da cidade. “Em geral, os hidrômetros com mais de cinco anos de instalação costumam fazer a leitura errado, por isso a indicação de troca. A empresa que fará o serviço – Gaiatec Comércio e Serviços de Automação e Sistema do Brasil – está identificada e autorizada a realizar o procedimento”, explicou David Gonçalves, superintendente do SAAE.
A troca dos hidrômetros faz parte do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água no Sistema de Abastecimento. Para realizar a operação o SAAE recebeu recurso de R$ 2,4 milhões do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), sendo R$ 309 mil como contrapartida por parte do município.
“Pedimos que os consumidores facilitem o acesso aos hidrômetros. Os funcionários da empresa estão devidamente identificados com uniformes da empresa. Caso haja dúvida, a pessoa pode ligar para o SAAE pelo telefone 3493-3070”, ressaltou Gonçalves.
Além das trocas de hidrômetros, o Programa de Controle e Redução de Perdas inclui a implantação do sistema que mede a captação e distribuição de água, evitando perdas. “Esse sistema auxilia na identificação de vazamentos. Entre as ações, iremos instalar válvulas para dividir a rede de distribuição em trechos limitados, o que irá ajudar a identificar e sanar os vazamentos o mais rápido possível. Hoje, só conseguimos identificar um vazamento quando há água estiver escorrendo pelo asfalto ou calçada”, disse o prefeito Carlos Defavari.
O Programa, que inclui ainda o mapeamento completo da rede de distribuição de água, visa reduzir o índice de perda de água tratada. “Paralelamente, continuamos focados em buscar recursos que possibilitem a retomada das obras de construção da ETE. Nosso objetivo é ter 100% do esgoto de Rio das Pedras tratado”, afirmou o prefeito.
WhatsApp