Notícias Recentes



AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE PLANO DE SANEAMENTO

A prefeitura de Rio das Pedras promoveu duas audiências públicas para debater, revisar e atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico. A revisão tem como base o Plano de Saneamento Ambiental da cidade, apresentado em julho de 2010. A proposta de revisão apresentada pele Executivo foi elaborada pela empresa Gerconsult após minuciosa análise do sistema de água e esgotos sanitários em maio deste ano. Além do completo diagnóstico do sistema atual e avaliação dos resultados obtidos, são traçados objetivos, prazos e previsões de investimentos para tornar o sistema eficaz.


O diagnóstico do sistema de abastecimento de água abrange desde a captação e recalque de água bruta, passando por sistemas de produção de água tratada, redes de distribuição e reservação, até as ligações domiciliares. O sistema de esgoto sanitário também foi analisado, inclusive redes coletoras e ligações domiciliares.


De acordo com o levantamento, 63% da água trata de perde entre as estações de tratamento e as residências, com vazamentos, inadimplência de consumidores, concessão de isenções, ligações clandestinas e hidrômetros desregulados. O estimado que é 15% dessa perda ocorra na lavagem das ETA e dos sistemas. Assim, o diagnóstico defende firmemente que essas perdas sejam combatidas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).


O estudo cita os esforços para realização de melhorias para evitar o colapso do sistema, mas destaca que isso poderá ocorrer a qualquer momento.  “Reduzindo as perdas haverá água pelos próximos 20 anos. Contudo, para isso, é preciso reestruturar a rede de distribuição, o que demanda investimento, mas o SAAE está sempre ou quase sempre no vermelho”, explicou o engenheiro Rogério Bartolomei, da Gerconsult, que apresentou o plano na primeira audiência ocorrida na semana passada. Davi Gonçalves, superintendente do SAAE, lembrou que a média de perdas de água na região está acima de 50% e destacou que a qualidade da água tem atendido os parâmetros exigidos pela Agência Reguladora Ares PCJ.


Daniel Gonçalves, ex-superintendente da autarquia e atual secretário de Administração, ressaltou que os esforços para redução de perdas já começou. Foi realizada licitação para contratação de empresa que irá implantar a primeira etapa do Programa de Controle e Redução de Perdas de Água no Sistema de Abastecimento de Água. Serão trocados 2.571 hidrômetros que estão parados ou com defeito. A definição de onde será feita a troca foi definida pelo SAAE com base em estudo que identificou a necessidade das trocas, que ocorrerão em todos os bairros. Também será implantado sistema que mete a captação e distribuição de água, evitando perdas. Serão instaladas válvulas para dividir a rede de distribuição em trechos limitados, o que irá ajudar a identificar e sanar os vazamentos o mais rápido possível. Com essas melhorias, a expectativa é de reduzir o índice de perdas de 8 a 10%.


Ainda assim, para colocar em prática as soluções propostas, seriam necessários R$ 26,2 milhões, aplicados na reforma, recuperação e revitalização de poços profundos e reservatórios, assim como ajustes nas redes de distribuição; implantação de poços profundos, captação e recalque do Rio Piracicaba, construção de uma nova ETA e reservatórios, novas redes de distribuição e sistema de automação. Para o tratamento de esgoto, o investimento necessário é de R$ 13,8 milhões, com a construção de uma ETE, estações elevatórias, novas redes coletoras e interceptores.


Durante a segunda audiência, vereadores e cidadãos comuns apresentaram seus questionamentos e sugestão, que serão analisados e incluídos no plano de acordo com a pertinência de cada caso. “O Plano de Saneamento Básico não é feito visando a concessão do SAAE para a Sabesp ou qualquer outra empresa. O trabalho visa a gestão da água e esgoto do município de acordo com a realidade atual, para oferecer o máximo em qualidade de vida ao rio-pedrense”, concluiu Daniel Gonçalves.

Autoria: Patricia Duarte
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 06/09/2019