ALUNOS TRABALHAM EMPREENDEDORISMO EM SALA DE AULA

Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Rio das Pedra realizaram através da parceria com o SEBRAE- SP e mediante assinatura do Termo de Adesão ao Programa de Educação Empreendedora assinado pelo prefeito municipal, Antonio Carlos Defavari, a Secretaria Municipal de Educação envolvem professores e alunos no Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos- JEPP.

O objetivo do Programa é a disseminação da cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores e favorecer que o público infanto-juvenil tenha a possibilidade de se tornar protagonista da própria vida.

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) iniciou suas atividades nas escolas municipais neste segundo semestre com os alunos do 6º ao 9º ano.

O objetivo é atender 1.050 (mil e cinquenta) alunos das escolas municipais, entre elas, a escola municipal “Prof. Ângela Regina Sacaro Oriqui”, escola municipal “Prof. Ignez Brioschi Rubim”, escola municipal Prof. Immaculada Grecco Civolani”, escola municipal “ Prof. Maria Arlete Angeleli e escola municipal “Contador Waldomiro Domingos Justolim”. Ao todo são vinte e cinco professores envolvidos no desenvolvimento do programa.

Uma das etapas do JEPP é oferecer capacitação aos professores, sendo a primeira etapa em Formato EAD – Fundamentação Metodológica e a outra em Formato Presencial - Capacitação do material de cada ano do Ensino Fundamental, para posterior aplicação dos cursos junto aos seus alunos.

O SEBRAE disponibilizou para as escolas 01 Kit do material didático utilizado no curso, composto de Manual do Professor e Manual do Aluno (para cada aluno e professor). O curso compreende de oficinas específicas para cada ano do nível fundamental: 6º ano- Eco Papelaria; 7º ano- Artesanato Sustentável; 8º ano- Empreendedorismo Social; 9º ano- Novas idéias, grandes negócios

Após trabalhar em sala de aula com o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, os alunos colocam em prática os seus conhecimentos, ou seja, tem a oportunidade de transformar seu sonho em realidade, pois o JEPP estimula nos alunos os comportamentos empreendedores.

Como encerramento do Programa, as escolas realizarão uma Feira do JEPP com os produtos confeccionados pelos alunos. A data da Feira ainda não foi definida, mas será no mês de novembro.

Autoria: Patricia Duarte
Postada em : 03/09/2019