PREFEITURA E RAÍZEN SE UNEM PARA COMBATER QUEIMADAS

A empresa Raízen Energia S/A se uniu à Prefeitura para combater incêndios provocados na vegetação. Durante o período de estiagem, são mais comuns queimadas de terrenos vazios e em áreas de plantio de cana-de-açúcar no entorno de Rio das Pedras.

Neste ano, trechos de canaviais foram incendiados e a fumaça de alastrou por diversos bairros da cidade. Contudo, graças a rápida ação da brigada de incêndio da Raízen, o fogo foi contido em todas as situações, evitando que os transtornos fossem ainda maiores.

A parceria visa promover campanha educativa quanto os perigos dos incêndios provocados, especialmente nas áreas urbanas. O material da campanha ressalta que o incêndio é o fogo em grandes proporções e fora de controle, que causa prejuízos no campo e na cidade. Alguns incêndios podem ocorrer pela ação descuidada ou até criminoso do homem, portanto, é importante evitar acender fogueiras, jogar bitucas de cigarro pela janela do carro e soltar balões.

A Raízen ressalta, na campanha, que trabalha fortemente para combater incêndios. Além disso, não pratica a queima do canavial para colheita e monitora as áreas rurais para evitar riscos, para prevenir e atuar rapidamente em caso de incidência de fogo.

O prefeito Carlos Defavari destacou ainda que a Raízen mudou sua forma de trabalho: “se antes era realizada a queima controlada da palha da cana para colheita, hoje a usina aproveita até essa palha que antes era descartada”.

A parceria entre Raízen e Prefeitura adere à Operação Corta Fogo também promovido pelo Ministério Público/Gaema e pelo Governo do Estado, que divide a operação em quatro programas integrados e complementares. A Prevenção tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo. O Controle atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na queima controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações. O Monitoramento promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subisídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo. E o Combate, conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais, treinar brigadas municipais e das unidades de conservação.

Autoria: Patricia Duarte
Postada em : 27/08/2019