SAÚDE INICIA VACINAÇÃO PREVENTIVA CONTRA O SARAMPO

Desde quinta-feira (22), as crianças de seis meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de Dose Zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

Em Rio das Pedras, em média são imunizados 400 pacientes. Por ser um público alvo restrito, foi solicitado – incialmente – um reforço de mais 250 doses ao Governo do Estado. As vacinas estão disponíveis nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) Pastor Augustinho Gomes do Nascimento (São Pedro), Prefeito Victório Olívio Cezarino (Luiz Massud Coury) e Dr. Matheus Gabriel Bonassa (São Cristóvão).

O objetivo da campanha Dose Zero é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença. “Além dessa dose de reforço que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ªdose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral mais varicela, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses”, esclarece a enfermeira Valdirene Garcia.

“A preocupação com essa faixa etária ocorre porque em surtos anteriores foram as crianças menores de um ano que evoluíram para casos mais graves e óbitos. Por isso, é preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas”, disse o secretário da Saúde, Filemon Silvano.

De acordo com o Ministério da Saúde, o país registrou nos últimos 90 dias, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1).

Autoria: Patricia Duarte
Postada em : 26/08/2019