INSTITUTO ARCOR PINTA 15 ESPAÇOS PÚBLICOS PARA CELEBRAR ANIVERSÁRIO

Uma cidade com calçadas, praças e avenidas cobertas de brincadeiras, para as crianças de todas as idades. Assim ficou Rio das Pedras depois da implementação do Projeto Pinturas de Brincadeiras, do Instituto Arcor Brasil. A ação foi idealizada para criar ambientes e situações favoráveis à promoção da vida ativa, do movimento e do relacionamento interpessoal.

“O propósito é oferecer espaços lúdicos para as pessoas que residem nas comunidades onde atuamos”, comenta a coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto, Milena Drigo Azal. A iniciativa integra o conjunto de atividades relacionadas aos 15 anos do Instituto Arcor Brasil, lembrados no dia 25 de maio.

Um exemplo é o da Escola Municipal Maria Apparecida Degaspari, que tem uma bela praça pública em uma de suas entradas. A praça é muito utilizada pelos moradores do bairro Vitorio Cezarino (Sem Terra). O espaço conta com academia ao ar livre e parquinho para crianças. Festas são realizadas no local.

Contudo, faltava o colorido das brincadeiras no chão da praça e este foi o motivo da sua escolha como um dos pontos do Projeto Pinturas de Brincadeiras, do Instituto Arcor Brasil. Pois não falta mais. Na ensolarada manhã do dia 12 de junho, educadoras da escola, mais a coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor Brasil, Milena Drigo, e a supervisora de Educação Infantil de Rio das Pedras, Rosângela Maria Movio Nalin, literalmente puseram as mãos nas tintas e pinceis, para deixar o chão da praça preparado para as múltiplas brincadeiras das crianças, da escola e do bairro, e também para os adultos ansiosos pela recordação dos tempos de infância.

No dia 31 de julho as duas últimas escolas que ganharam pinturas de brincadeiras em suas calçadas, proporcionando novas oportunidades de atividades lúdicas e de aprendizado para os alunos, foram a Escola Municipal Claudete Aparecida Guidolim Nicolai e Escola Municipal de Educação Infantil Pastor Antônio Rubia.

Em Rio das Pedras o projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O Projeto Pinturas de Brincadeiras também contemplou as calçadas das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental Creche Nelson Rosamilha, Creche Padre Geraldo Moreira César, Creche Júlia Celestino da Cunha André, EM Angela Oriqui, Creche Bruna Maniassi Zeppelini, Creche Otávia Pardi Schiavon, Creche Ângela Tararan Ganassim, Creche Irene Miori Zandona, EM Ignes Brioschi Rubin e EM Imaculada G.Civolini, além da UBS Mateus Bonassa e Área de Lazer Genatti Soave.

O Instituto Arcor Brasil tem promovido uma série de iniciativas de estímulo à vida ativa, ao movimento e alimentação saudável, em sintonia com um dos eixos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor. Casos do Programa Escola em Movimento e Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, com apoio a projetos de dezenas de escolas públicas das comunidades onde a empresa atua, como em Rio das Pedras.

Autoria: Patricia Duarte
Postada em : 26/08/2019