FARMÁCIA MUNICIPAL CONTA COM MAIS DE 200 TIPOS DE MEDICAMENTOS

A Secretaria da Saúde tem investido para não faltar medicamentos à população. A porta de saída para tais itens é a Farmácia Municipal. De acordo com levantamento de estoque, estão disponíveis mais de 200 tipos de medicamentos – se forem consideradas as diferentes dosagens, são mais de 700. Desses, apenas 61 são fornecidos pelo Governo do Estado, os demais são comprados pela Prefeitura de Rio das Pedras entre antibióticos, antiretrovirais, anti-hipertensivos, dermatológicos, imunossupressor, diuréticos, medicamentos para transplantados, controle da Diabete, tratamento de transtornos mentais, tuberculose e hanseníase.

“Para retirar um desses medicamentos é preciso apresentar a receita médica junto com o cartão SUS. Caso o médico faça a prescrição de um medicamento que não esteja disponível na farmácia, é preciso apresentar o requerimento de medicamentos não padronizados, preenchido pelo médico. A assistencial social irá analisar se a pessoa realmente não tem condições de comprar o medicamento”, explicou Filemon Silvano, secretário da Saúde.

Se comparado a municípios vizinhos, Rio das Pedras é uma das cidades que oferecem mais medicamentos da região. Piracicaba, por exemplo, têm disponível 123 itens. “A distribuição de fraldas não é obrigatória perante a legislação. Por isso, se o recurso é limitado, vamos priorizar o atendimento através de estudo socioeconômico daqueles que mais precisam”, explicou o secretário.

De acordo com a Pasta, os medicamentos mais procurados são para tratamento de hipertensão e diabetes, que estão disponíveis. “Com a abertura das novas UBS, aumentou o número de consultas médicas e, consequentemente, a prescrição de medicamentos”, ressaltou Filemon.

Contudo, alguns medicamentos estão em falta nas prateleiras da farmácia. Dois exemplos são Diazepam e Sinvastatina. Porém, essa falta ocorre em virtude da escassez de insumo nos laboratórios para a produção dos medicamentos. “Nós buscamos em diversos laboratórios diferentes para comprar os itens que estão em falta, mas até em farmácias comerciais alguns desses remédios têm faltado”, contou.

Farmácia Popular – O SUS também beneficia aos pacientes por meio da Farmácia Popular. O objetivo é oferecer à população mais uma alternativa de acesso aos medicamentos considerados essenciais. São oferecidos medicamentos gratuitos para hipertensão (pressão alta), diabetes e asma, além de medicamentos com até 90% de desconto indicados para dislipidemia (colesterol alto), rinite, Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de anticoncepcionais e fraldas geriátricas. Farmácias e drogarias comerciais que fazem parte do programa estão identificadas com os dizeres “Aqui tem Farmácia Popular”.

Autoria: Patricia Duarte
Postada em : 26/08/2019