Notícias Recentes



MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO PASSAM POR CAPACITAÇÃO

A Secretaria da Educação promoveu, durante esta semana, a 14ª Capacitação para Manipuladores de Alimentos de Escolas, Pré-Escolas e Creches do Município de Rio das Pedras. O evento foi realizado no Centro Educacional e Pedagógico Prefeito Eng. Antonio Costa Galvão, sob coordenação técnica de Nancy Maria Papa e Vera Lúcia Berto Coletti.


A programação começou na terça-feira (16), com a participação do prefeito Carlos Defavari, vereador Carlos Sicca, secretários da Educação (João Francisco Righe), Planejamento (Francisco Eduardo Marrano), Desenvolvimento (Latuca Rossi) e Cultura (Mário Cavicchioli), além de membros do Conselho de Alimentação Escolar.


O prefeito agradeceu toda a dedicação e empenho que as merendeiras têm com o preparo dos alimentos oferecidos aos estudantes. “Graças a isso, uma pesquisa recentemente divulgada apontou que Rio das Pedras está em terceiro lugar na qualidade da merenda escolar da região”, destacou Carlos Defavari.


“20% da população rio-pedrense é atendida pelas merendeiras. Sabemos da importância do trabalho, pois nenhuma criança poderá aprender direito com a barriguinha vazia, todo mundo aprende melhor bem alimentado e recebendo todo amor e dedicação dessas profissionais”, completou o vereador Carlos Sicca.


A abertura contou com a apresentação do músico Anderson Féboli. Vera Berto fez a abertura ressaltando o trabalho das merendeiras, que produzem alimentos para 6.350 estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Buscamos com esse evento valorizar aquelas que passam o ano inteiro dentro de uma cozinha e que fazem seu trabalho com maestria. Queremos reconhecer a importância dessa profissão que essa profissão tem dentro do ambiente escolar, para o desenvolvimento e rendimento escolar”, disse uma das nutricionistas responsáveis pela merenda escolar. Vera Berto completou: “agradecemos ao prefeito Carlos Defavari, que mesmo diante da atual crise política e econômica que enfrentamos, muito tem investido na alimentação escolar”. Durante a cerimônia foram homenageadas as merendeiras Dona Inês e Dona Helena, que estão se aposentando, e Dona Taly, a mais experiência do grupo.


O propósito da capacitação é valorizar o trabalho da equipe da merenda, oferecer mais conhecimento para os profissionais e buscar alternativas nutritivas. No primeiro dia a psicóloga Célia Basso Tomé ministrou palestra com o tema “Com Açúcar e Com Afeto”. Na quarta-feira (17) Elisa Coleone, nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Piracicaba, falou sobre a manipulação de alimentos. No dia seguinte, a profissional do PNAE discursou sobre a alimentação para necessidades especiais. Por fim, Juliana Poli, médica alergista pediátrica, abordou o tema “Alergia Alimentar”.

Autoria: Patricia Duarte
Fonte: SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Foto:
Postada em : 13/08/2019