SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DO JULHO AMARELO

A Secretaria da Saúde está realizando a Campanha do Julho Amarelo, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. A data foi instituída em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que celebra o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais no dia 28 de julho.

Em Rio das Pedras, o Dia D de prevenção será neste sábado (20), das 8 às 13 horas, na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa. Serão realizados testes rápidos para Hepatite B e C, além do teste rápido para HIV/Aids. As pessoas que tiverem interesse em fazer os exames preventivos devem comparecer à unidade com CPF, RG, cartão do posto e cartão do SUS.

Além do Dia D, as três Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam os testes rápidos de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas.

“A hepatite é uma doença invisível e silenciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. A Rede Municipal da Saúde dispõe de vacina para a Hepatite B”, explicou a enfermeira Valdirene Garcia, que completou: “a vacina é a melhor forma de prevenção. É necessário receber três doses da vacina para ficar protegido”.

Saúde da Mulher – Também neste sábado, na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa, haverá atendimento voltado para a saúde da mulher. Estará disponível a coleta de Papanicolau em especial para as mulheres que trabalham durante a semana ou que não conseguem ir à unidade de saúde para realizar o exame. A proposta da Saúde é facilitar o acesso ao exame preventivo ao câncer de colo uterino.

Também serão agendados exames de mamografia para mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos. Para passar pelos procedimentos é preciso apresentar CPF, RG, cartão do posto e cartão do SUS.

Autoria: Danielle Moraes
Postada em : 13/08/2019