CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE É EMPOSSADO

A Prefeitura de Rio das Pedras e o Departamento de Meio Ambiente, com a presença do prefeito Carlos Defavari (PSDB), efetuou a solenidade de posse para os integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). A cerimônia ocorreu nas dependências da Câmara de Vereadores, antecedendo evento promovido pela Escola do Legislativo também a respeito do Meio Ambiente. Estiveram presentes a diretora da Escola do Legislativo, Flávia Ortolani, e o vereador Carlos Sicca (PV).

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão criado para tratar dos problemas que afetam o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que ocorrem na cidade. A partir dele podem ser empreendidas ações capazes de preveni-los e solucioná-los. O CMMA tem a função de opinar e assessorar o Poder Executivo – Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente.

De acordo com as palavras do prefeito Carlos Defavari, logo após enaltecer o papel que o CMMA deverá assumir no município, o governo está em busca de recursos para investimento em áreas importantes para o meio ambiente, citando recentes conquistas como a obra da estação elevatória de esgoto no bairro Santo Antônio e as gestões junto a órgão estaduais visando financiamento para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Conselho é formado por dez integrantes e é paritária, envolvendo representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil. O CMMA de Rio das Pedras ficou composto por Murilo Merloto (chefe do Departamento de Meio Ambiente, indicado como presidente), Carlos Sicca (vereador), Filemon Silvano (secretário da Saúde/ Vigilância Sanitária), Rodolfo Moraes (representante da Secretaria de Obras) e Reinaldo Bolzam (representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE) [representantes do Poder Público], Irineu Casella (presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio das Pedras – Acirp), Cinthia Modoni (Rotaract Clube), Vilma Muniz (Associação dos bairros São Carlos, São Pedro e Bom Jardim). Edmilson Rui (Instituto Desenvolvimento Humano e Ambiental) e Ricardo Monteiro Lima (ETEC José Coury) [representantes de entidades da sociedade civil].

Escola do Legislativo – Após a posse do CMMA, foi realizada a palestra “Perspectivas para o Meio Ambiente de Rio das Pedras”, atividade proposta pela Escola do Legislativo. Murilo Merloto foi o palestrante e falou sobre os aspectos que envolvem o desenvolvimento de ações efetivas para o estabelecimento de níveis razoáveis de sustentabilidade no município.

Da necessidade de planejamento ao alto custo arcado pela Administração, passando pela imperativa estruturação do setor de Meio Ambiente no corpo público, o engenheiro ambiental Murilo Merloto elencou várias atitudes que poderão trazer benefícios na qualidade de vida da população e economia aos cofres públicos, como a redução no desperdício na distribuição de água e maior fiscalização, principalmente no descarte irregular de rejeitos da construção civil. Ao final da palestra foi aberta a palavra aos presentes para elaborarem perguntas, que foram respondidas pelo chefe do Departamento de Meio Ambiente.

Ao final, durante o agradecimento à Merloto por sua palestra, o presidente da Escola do Legislativo da Câmara de Rio das Pedras, vereador Carlos Sicca, reiterou a importância do estabelecimento de políticas municipais voltadas para o segmento, declarando confiar no trabalho do Conselho recém-empossado e na gestão do engenheiro à frente do Departamento de Meio Ambiente.

Postada em : 27/06/2019