RODOVIA JULIO BASSO TEM ASFALTO RECUPERADO POR CONCESSIONÁRIA

Os motoristas que passaram pela Rodovia Julio Antonio Basso nesta semana viram uma grande movimentação de máquinas que estão atuando na melhoria do asfalto da via. A Concessionária Rodovias do Tietê atendeu a solicitação do Secretário de Planejamento, Francisco Eduardo Marrano, que encaminhou ofícios do prefeito Carlos Defavari e dos vereadores Nabuco, Carlos Sicca e Dr. Fernando à empresa responsável pela via.

Até o início da segunda quinzena de abril, a via apresentava diversos pontos com buracos e acúmulo de água no leito carroçável da via. O prefeito encaminhou – por meio do Departamento de Comunicação – um relatório fotográfico aos responsáveis técnicos da concessionária responsável pela manutenção da Rodovia Comendador Mário Dedini (Rodovia do Açúcar, SP-308) e pela vicinal que dá acesso à Rio das Pedras. Cerca de 15 dias depois, uma operação tapa buracos foi realizada pela empresa, mas muitos pontos foram esquecidos e outros tiveram o reparo questionado.

Diante da insatisfação com o serviço, foi encaminhado novo relatório fotográfico com o “antes e depois” do trabalho. Como resposta, a Rodovias do Tietê enviou caminhões, tratores e mão de obra para uma verdadeira força-tarefa na recuperação do asfalto. Mais do que tapar buracos, está sendo feita a reconstrução das camadas do pavimento, com o recorte dos trechos danificados por buracos ou borrachudos (deformações no asfalto). Em virtude do trabalho, alguns trechos da rodovia estão com circulação “pare e siga”, com a utilização de apenas uma faixa de rolagem.

“A responsabilidade pela manutenção da Rodovia Júlio Antônio Basso é da Concessionária Rodovias do Tietê. Fizemos a solicitação de tapa buracos no final de 2018 e reiteramos em abril deste ano, com o embasamento das indicações e requerimentos apresentados pelos vereadores. Além dos ofícios, realizamos contato telefônico e apelamos para que o reparo fosse feito o mais breve possível. Porém, nesse período de solicitação, de acordo com relatos, infelizmente um jovem perdeu a vida ao cair de moto para desviar de um buraco”, relatou o prefeito Carlos Defavari, que completou: “Não ficamos satisfeitos com o trabalho feito. Voltamos a cobrar para que o tapa buraco seja feito de maneira que traga mais segurança aos motoristas. Nessa semana os maquinários vieram para realizar as melhorias necessárias”.

O ofício encaminhado por Marrano pede também a instalação de redutor de velocidade e placas alertando para a presença de pedestres, ciclistas e animais nas proximidades da rodovia, assim como para alertar quanto ao limite de velocidade.

Postada em : 14/06/2019