CARLOS DEFAVARI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA MEU EMPREGO

O prefeito Carlos Defavari, junto com o secretário de Desenvolvimento, Industrial e Comércio, Latuca Rossi, participou do lançamento do programa Meu Emprego, uma plataforma online que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo do Estado. O site disponibiliza também um sistema para registro de cursos pelas prefeituras paulistas, afim de atender as demandas atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada. O lançamento, feito pelo governador João Doria, ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.

Com o programa, o número de vagas de qualificação foi ampliado em 25% em todo o Estado, passando de 103 mil, para 130 mil vagas. “A ampliação deste programa de qualificação vem muito dentro da nossa proposta de governo. Desde o início, ainda na campanha, falávamos em geração de emprego como uma de nossas prioridades. Gerar empregos é gerar oportunidades, é qualificar”, comentou Doria.

“O programa é uma importante ferramenta para que consigamos oferecer mais cursos profissionalizantes e capacitação da mão de obra em Rio das Pedras, reduzindo o desemprego na cidade. O trabalho, que já vinha sendo feito em parceria com os governadores Geraldo Alckmin e Márcio França, segue com João Doria, tendo como diferencial a plataforma digital”, destacou o prefeito Carlos Defavari.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico é responsável pela plataforma www.meuemprego.sp.gov.br, que concentra as informações dos programas estaduais de qualificação e empregabilidade para acesso da população.

A inovação do portal também se dá ao criar um sistema para registro de demandas de cursos por parte das prefeituras paulistas. A partir da identificação da demanda dos municípios e das necessidades do mercado de trabalho local, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico avaliará a oferta de qualificação para cada região.

“O trabalho será desenvolvido em parceria com o Sebrae e outros provedores de qualificação, públicos e privados, para que possamos ampliar o número de vagas. Nossa cidade tem uma demanda reprimida que precisamos atender nas principais vocações empregatícias da região, como a metalurgia, sulcroalcoleira e comércio de varejo”, explicou Latuca Rossi.

Os programas de qualificação e empregabilidade oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Meu Emprego são:

Meu Emprego Cidadão Trabalhador - Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego que proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. Os beneficiários receberão qualificação profissional para atuação em áreas de zeladoria predial e urbana e atuarão em atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais em contrapartida ao benefício financeiro oferecido pelos municípios.

Meu Emprego Pró-Egresso - Os egressos recebem apoio para obtenção da carteira profissional e são inseridos em iniciativas de qualificação profissional e intermediação de mão de obra para sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Meu Emprego Trabalho Inclusivo - Tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. O programa de assistência ao deficiente físico foi remodelado e passará a oferecer cursos de qualificação profissional.

Via Rápida - O oferece cursos gratuitos de qualificação profissional de curta duração, de 100h a 160h, para jovens e adultos em busca de uma oportunidade no mercado ou de geração de renda. Os cursos são oferecidos de acordo com demandas locais e dinâmicas regionais de empregabilidade.

Via Rápida Expresso/ Escola Mais Bonita - Oferece cursos de qualificação profissional básica de curta duração na área de construção civil, especificamente de pintor de obras e edificações, com enfoque na qualificação profissional para a reintegração social. As aulas teóricas geralmente são ministradas na unidade prisional, e as aulas práticas são realizadas em equipamentos públicos, garantindo sua revitalização durante o curso. Neste momento, há priorização para execução das aulas práticas nas escolas estaduais paulistas.

São Paulo Criativo - O São Paulo Criativo é uma iniciativa com enfoque na qualificação e formação profissional para o desenvolvimento da criatividade, em um ambiente de aprendizagem que favorece a inovação e o empreendedorismo. A carga horária é de 160h a 230h e o objetivo é contribuir com a geração de emprego e renda nas áreas de Tecnologia, design, artes, gastronomia, arquitetura, marketing digital, dentre outras que compõem o setor da economia criativa.

Novotec - O Novotec dá oportunidade aos alunos do Ensino Médio da Rede Pública Estadual de cursarem também o Ensino Técnico profissionalizante. O programa oferece duas modalidades: Novotec Expresso, com cursos de curta duração e o Novotec Virtual, com cursos complementares à distância.

Postada em : 05/06/2019