PROGRAMA CRIANÇA FELIZ BUSCA DESENVOLVER A PRIMEIRA INFÂNCIA

A Prefeitura de Rio das Pedras irá iniciar na próxima semana, por meio da Secretaria da Ação Social, o programa Criança Feliz. Realizado em parceria com o Ministério da Cidadania, o projeto visa promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do crescimento infantil integral na primeira infância.

O trabalho será desenvolvido em crianças desde a gestação até seis anos de idade, em famílias registradas junto ao Cadastro Único. Acontecerão visitas domiciliares com estímulo a brincadeiras e interações que permitam o desenvolvimento e aumento do vínculo afetivo familiar.

Para tanto, os visitadores do Programa Criança Feliz participara de curso de capacitação realizado junto a Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) entre os dias 22 e 25 de abril. Para facilitar a locomoção das pedagogas e psicóloga que fazem parte da equipe, a OS (Organização Social) Argos Brasil doou um veículo Fiat Doblo para uso no programa. O automóvel foi devidamente caracterizado com logotipos do Criança Feliz, da Argos Brasil e da administração municipal. “Agradeço a Argos, que fez a doação do veículo para que o programa seja desenvolvido com a melhor estrutura possível”, destacou o prefeito Carlos Defavari.

O Criança Feliz tem como objetivo apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais, colaborando no exercício da parentalidade para fortalecer os cínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação das crianças atendidas.  O programa irá também mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos que necessitem, além de integrar, ampliar e fortalecer as ações de políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

“estudos mostram que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos e as competências da família para o cuidado das crianças e promover o desenvolvimento infantil. As visitas no Criança Feliz assumem as perspectivas da prevenção, da proteção e da promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Por meio das visitas, a equipe do Programa faz o acompanhamento e dá orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil”, explicou Milena Chabregas, secretária de Ação Social.

“Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória. O Programa Criança Feliz é uma importante ferramenta para que famílias com crianças ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral”, completou Carlos Defavari.

Postada em : 26/04/2019