UNIDADE DO DETRAN EM RIO DAS PEDRAS SERÁ MODERNIZADA

O prefeito Carlos Defavari recebeu, em seu gabinete, a visita da vice presidente do Detran-SP Neiva Doretto para definir a modernização da unidade do Detran em Rio das Pedras. Localizado na rua Joaquim Leite, o posto ganhará infraestrutura moderna, novos equipamentos e mobiliário, comunicação visual facilitadores, condições de acessibilidade, entre outros benefícios.

“A nova filosofia do Detran é de que todos devem ser atendidos da mesma forma, sem priorizar nenhum cidadão ou empresa”, garantiu Doretto. Além da reforma da unidade rio-pedrense e consequência renovação do convênio entre município e autarquia estadual, a vice presidente anunciou que em breve será realizado concurso público para contratação de agentes: “o concurso irá ocorrer ainda neste ano e deverá haverá uma vaga de trabalho para o posto de Rio das Pedras”.

A unidade, que já oferece todos os serviços de trânsito relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos, passará a disponibilizar prova teórica eletrônica para os candidatos à primeira habilitação. Os exames teóricos serão realizados em computadores (sem uso de papel e caneta), com a divulgação do resultado na hora. Outra mudança será a possibilidade de pagamento de taxas com cartão de débito.

A unidade, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, conta com serviços de lacração – de segunda, quarta e sexta-feira, das 9 ás 12 horas, mediante agendamento presencial na unidade –, revistorias – às quintas-feiras, às 8h, mediante agendamento presencial na unidade –, licenciamento, renovação de CNH, segunda via de CNH, transferência de veículos e emplacamento.

Por meio do site do Detran ou pelo aplicativo para celulares e tablets, é possível o candidato à CNH treinar para a prova teórica com um simulado que contém perguntas reais do banco de questões utilizado para o exame.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – Outra boa notícia para Rio das Pedras é a destinação de recursos para redução de mortes e aumento na segurança do trânsito, por meio do programa Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “Foi realizado o mapeamento de onde ocorrem mais acidentes de trânsito em Rio das Pedras. Com base nesse estudo, será disponibilizada a verba de R$ 430 mil para melhorias”, explicou Neiva Doretto.

O recurso financeiro, proveniente de multas aplicadas pelo Detran.SP, é destinado a projetos elaborados com base nas informações do Infosiga SP, primeiro banco de dados mensal que acompanha as fatalidades de trânsito e traz detalhes sobre as ocorrências. Após a estruturação dos projetos, os convênios são assinados.

O prefeito Carlos Defavari agradeceu as boas notícias trazidas pela representante do Governo do Estado: “as melhorias que a modernização pelo qual o posto do Detran passará irá acelerar os serviços prestados pelo departamento à população rio-pedrense. Não é preciso mais ir à Piracicaba para passar por atendimento junto ao Detran, tudo pode ser feito em Rio das Pedras. É mais comodidade e eficiência para o motorista da cidade”.

Também participaram da reunião Silvino Innocencio, secretário de Administração, RH e Trânsito, e Ana Gabriela Jacinto, assessora técnica de gabinete do Detran.

Postada em : 15/03/2019