RIO DAS PEDRAS ASSINA CONVÊNIO PARA REPASSE DE RECURSOS PARA AÇÃO SOCIAL

O prefeito Carlos Defavari, junto com a secretária de Ação Social Milena Chabregas, assinou na manhã desta segunda-feira (11) convênio com o Governo do Estado para repasse de recursos Fundo a Fundo para execução de ações na área de Assistência Social. A assinatura do repasse, que contou com prefeitos e representantes de 121 municípios da região, aconteceu na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com a presença da secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes.

O repasse para Rio das Pedras, no valor de R$ 58.216,20, é investido em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, serviços de acolhimento de crianças, mas também de idosos e também no serviço de medida socioeducativa de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade. “Embora o valor seja baixo em relação aos custos que temos para manter os serviços da proteção básica e também da proteção especial de média e alta complexidade, o repasse é de grande ajuda para o município”, afirmou Milena Chabregas.

Carlos Defavari destacou que os municípios precisam da parceria para entregar bons serviços: “O convênio auxilia na realização de ações sociais. O Governo Estadual tem a consciência de que as prefeituras são colaboradoras para melhorar a assistência social, para aprimorar os serviços prestados, porque o cidadão que depende da assistência, ele mora no município. É na porta do secretário, dos vereadores que ele vai bater, e não no Estado e nem na União. Os bons olhos dos governadores e da União neste estabelecimento de parceria com os municípios ajuda que a gente possa fazer uma boa execução das políticas públicas”, disse o prefeito.

No total o Estado garantiu com esta assinatura o repasse de R$ 27.516.849,35 aos 121 municípios paulistas atendidos pelas Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Campinas, Sorocaba, Piracicaba e Mogiana.  As transferências são feitas por meio do Fundo Estadual da Assistência Social (FEAS) para os Fundos Municipais. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, os municípios aplicarão o recurso liberado em uma rede de proteção que reúne 2.795 serviços socioassistencias de acolhimento a crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, em 1.479 equipamentos públicos e privados. Esses serviços atendem famílias em situação de vulnerabilidade social e também já em risco social e/ou com direitos violados, tais como, pessoas em situação de rua e violência, pessoas com deficiência, em situação de discriminação em decorrência de orientação sexual/raça/etnia, jovens em conflito com a lei, migrantes, entre outros.

Autoria: Danielle Moraes
Postada em : 15/03/2019