MODERNIZAÇÃO - HOSPITAL VOLTARÁ A TER MATERNIDADE E ORTOPEDIA

O Hospital São Vicente de Paulo voltará a ter atendimento na maternidade e ortopedia. O retorno poderá ocorrer graças as tratativas entre a Sociedade de Assistência e Cultura Sagrado Coração de Jesus, mantenedora do hospital e um grupo de investidores. O hospital, construído com esforço e recursos da população rio-pedrense em 1950, foi administrado pela Sociedade de São Vicente de Paulo – mais conhecida como Vicentinos – até o ano de 1965, quando se tornou uma instituição filantrópica da Congregação das Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração de Jesus.

A instituição que administrou o hospital ao longo de 53 anos protocolou junto à Prefeitura um ofício informando que não irá continuar na gestão. O mesmo comunicado foi apresentado à Câmara de Vereadores, Conselho Municipal da Saúde e aos funcionários e médicos do hospital. A informação foi passada junto com a definição de que a unidade de saúde passará a ser administrada pela Organização Social Argos do Brasil, fato aprovado em todas as esferas.

Em nota, a Sociedade de Assistência diz que o objetivo é garantir o atendimento, mantendo o quadro de funcionários e médicos: “mantenedora do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo há mais de cinco décadas, visando a continuidade na prestação de serviços na área da saúde, em especial à camada mais carente da população e ainda com o objetivo de manter o quadro de empregados e equipe médica, iniciou tratativas com um grupo de investidores”.

A mudança na direção acontecerá no primeiro dia de fevereiro. “O atendimento continuará o mesmo, assim como o quadro de funcionários. As mudanças que faremos será gradativa conforme formos analisando cada setor”, garante Carlos Augusto, diretor da Argos do Brasil.

“Agradecemos imensamente todo o serviço prestado pelas irmãs à comunidade rio-pedrense. A direção da Congregação definiu seguir novos caminhos. A Prefeitura, enquanto contratante, continuará a cobrar a prestação de serviços de qualidade para a população”, ressaltou o prefeito Carlos Defavari.

A Organização Social irá implantar um sistema de gestão moderno com foco no atendimento humanizado no hospital. “Faremos investimentos na estrutura de atendimento, com adaptações no prédio como a instalação de ar condicionado, reabertura da maternidade e ortopedia. Nossa pretensão é ampliar os exames de imagens com a instalação de aparelhos de tomografia, mamografia e ultrassom, todos digitalizados. O Pronto Socorro será completamente reformulado e melhorado”, conta Carlos Augusto. A irmãs franciscanas continuarão no hospital durante o período de transição também desenvolvendo o trabalho junto a pastoral.

A Argos do Brasil é uma Organização Social sem fins lucrativos que atua em parceria com entes públicos nos setores da saúde, educação e projetos sociais. São dez anos de existência com o suporte de equipe de grande experiência. Sua atuação está nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Maranhão.

“Rio das Pedras só tem a ganhar. A estrutura receberá investimentos de mais de um milhão de reais, o Pronto Socorro será reformado, voltaremos a contar com o atendimento da ortopedia. A maternidade voltará a partos e exames, haverá um médico ginecologista de plantão no Pronto Socorro para atendimentos de urgências como partos antes do tempo”, comemorou o prefeito Carlos Defavari.

Postada em : 15/03/2019