PROERD FORMA ALUNOS DO 5º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais uma turma em Rio das Pedras. Na manhã de quarta-feira (5), 400 estudantes do 5º ano de cinco escolas municipais: Barão de Serra Negra, Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, Prof. Augusto Elias Salles, Prof.ª Immaculada Grecco Civolani e Prof.ª Maria Apparecida Aguiar Degaspari.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, desde 1993, no ambiente escolar, envolvendo crianças de 9 a 14 anos, concentrado no 5º e 7º anos do Ensino Fundamental. O programa é aplicado nas escolas em parceira com a Secretaria da Educação, sendo realizado em sala de aula, conduzido por policial militar fardado, contando com a ativa e importante participação dos educadores, que atuam como divulgadores das ideias para as demais salas de aula e para os pais, chegando às famílias.

O Proerd tem dez encontros semanais, com duração de uma hora cada. São transmitidos conhecimentos com o propósito de prevenir o uso e abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Os formandos receberam certificados e medalhas pela participação no programa. Em seguida, foram eleitas cinco redações de destaque, uma de cada escola. Nicoly Vieira da Silva, da E.M. Prof.ª Claudete Aparecida Guidolim Nicolai, ganhou um tablet por ter sua redação eleita a melhor entre as apresentadas. Sofia Placido de Lima Barnabe, da E.M. Barão de Serra Negra, ganhou uma caixa de som da JBL pelo segundo lugar e Gabriela Pacheco da Silva, da E.M. Prof.ª Immaculada Grecco Sivolani, ganhou um troféu pelo terceiro lugar.

Por fim, os alunos formandos do Proerd fizeram o juramento de ficar longe das drogas e não praticar a violência.

Participaram da solenidade o prefeito Carlos Defavari, Comandante da 2ª Cia da PM, Cap PM José Donizetti Gomes de Oliveira, vereador Edison Marconato, secretário da Educação João Francisco Righe, além das instrutoras do Proerd CB PM Regina e SD PM Talita. Nesta quinta-feira (6), às 14 horas, no Cultural, será a formatura dos alunos dos 7º anos da Rede Municipal de Ensino.

Autoria: Danielle Moraes
Postada em : 10/12/2018